Bolo de Merengue com Maracujá

Ingredientes do Merengue:

  • 8 claras de ovo
  • 400 gr de açúcar branco
  • 2 colheres de sopa de amido de milho
  • 2 colheres de sopa de vinagre branco

 

Ingredientes do Chantilly:

  • 2 pacotes de natas
  • 2 colheres de sopa de açúcar

 

Ingredientes do Molho de Maracujá:

  • 200 gr de polpa de maracujá
  • 1 lata de maracujá
  • 4 colheres de sopa de mel

Vamos começar por fazer o merengue. Numa taça, coloque as 8 claras e comece a batê-las com o auxílio de uma batedeira eléctrica. Vá adicionando devagar as 400 gr de açúcar. Bater até que o açúcar se dissolva completamente, para que o merengue não tenha grãos de açúcar.

Querem saber um truque? A taça onde fizerem o merengue não deve ter gordura alguma. Deve estar completamente limpa e seca sem vestígio de substância alguma. Tudo isto para que o merengue saia da forma que nós queremos! ♥♥

Após o açúcar estar dissolvido, adicionar 2 colheres de sopa de amido de milho e 2 colheres de sopa de vinagre branco.

O próximo passo é pegarmos em dois pedaços de papel vegetal, preferencialmente do tamanho do tabuleiro que vamos utilizar, que pode até mesmo ser o do forno. Nesses dois pedaços vamos desenhar com um lápis de carvão um  círculo perfeito em cada um deles. Atenção que o diâmetro do círculo será o diâmetro do bolo final. do lado contrário ao que desenhamos, que é o lado que vamos utilizar realmente, untamos com um pouco de manteiga. A manteiga vai nos ajudar  a descolar as camadas de merengue depois. A altura das camadas não deve ultrapassar os 2 ou 3 dedos de altura

Vamos levar o merengue ao forno durante 1 hora e 20 minutos, a 130º. Depois de tirarem o merengue do forno, deixem-no arrefecer totalmente à temperatura ambiente.

Numa taça, para fazermos o ”recheio de maracujá”, vamos misturar 200 gr de polpa triturada de maracujá e 1 lata de maracujá ainda com as sementes. não prejudica a saúde e acaba por nos dar um aspeto e acabamento muito mais interessante. A esta mistura adicionamos ainda 4 colheres de sopa de mel. O mel, que é uma substância doce, vai ajudar a travar a acidez do maracujá. E assim, temos o nosso recheio pronto!

Para o chantilly, temos sempre as opções de compra já prontas. Eu acredito em fazer tudo de raiz. Porque no fim tudo nos vai saber muito melhor. Vamos então colocar na batedeira, 2 pacotes de natas, daqueles pequeninos que estavam à venda em quase todos os supermercados, com 4 colheres de sopa de açúcar. Batam as natas até terem a consistência ideal.

Para quem quiser podemos ainda utilizar ovos moles ou doce de voo e framboesas frescas. Que eu costumo utilizar ambas as opções.

Para a montagem do bolo começamos por colocar uma camada de merengue na base. A seguir espalhamos uma camada uniforme de natas batidas, sobre a qual vamos colocar aleatoriamente framboesas frescas. Colocamos a segunda camada de merengue, novamente com uma camada de natas batidas por cima. A seguir às natas, vamos colocar ovos moles, pequenos pedaços espalhados para enfeitar, entrelaçados com o molho de maracujá. Dispomos mais algumas framboesas de forma aleatória. Por fim polvilhamos o bolo com açúcar refinado (em pó), e para enfeitar é a gosto. Eu costumo por em cima um raminho de hortelã. Sempre dá mais um pouco de cor à nossa obra de arte 🙂

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s